FiloAnnelida

(Savigny, 1826)
Minhoca-vermelha, Minhoca-vermelha-fétida
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Esta oligoqueta (subclasse Oligochaeta) é das espécies mais pequenas de minhoca: mede entre os 6 e os 8 cm de comprimento, e 3 a 5 mm de diâmetro. Exibe uma coloração avermelhada, mais acentuada na face dorsal. A extremidade anterior é ligeiramente mais afilada que a posterior. Possui 8 cerdas emparelhadas em cada anel. O corpo é constituído por 110 a 140 anéis. Os indivíduos desta espécie vivem, em meio artificial, 2 a 3 anos. Trata-se de uma espécie hermafrodita, protândrica. Forma casulos no interior dos quais ocorre a fertilização do óvulo e o desenvolvimento embrionário. A maturidade sexual é atingida ao terceiro mês de vida. Depois, a cada 10 dias, deposita um casulo que pode conter entre e 2 e 10 embriões, os quais eclodem 14 a 20 dias mais tarde. Produzem entre 90 a 120 casulos/ano.

Trata-se de uma espécie terrestre e epigeica: vive na manta-morta, em ambientes húmidos e na escuridão. É detritívora e grande produtora de húmus. É muito voraz, estimando-se que pode comer por dia, o equivalente ao seu peso. Por esta razão é correntemente utilizada em vermicompostagem.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Eisenia fasciata, E. fetida attica, E. fetida fimetoria, E. foetida, E. nordenskioldi caucasica, Enterion fetidum, Lumbricus annularis, L. annulatus, L. luteus, L. olidus, L. rubro-fasciatus, L. semifasciatus
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição de Eisenia fetida
In vitro primary culture of Eisenia Fetida coelomocytes as a tool for soil health assessment using neutral red retention assay.
Duarte (2011)
Importância ecológica e ambiental das minhocas.
Steffen et al. (2013)
Miscellaneous earthworm types in the Natural History Museum, London (Annelida: Oligochaeta: Megadrilacea: Eudrilidae, Lumbricidae, Megascolecidae, Moniligastridae, Octochaetidae).
Blakemore (2014)
Compostagem Doméstica – uma solução para todos os gostos.
Naturlink.pt
Autor: Jorge Araújo