ReinoAnimalia
FiloAnnelida
ClasseClitellata
OrdemHaplotaxida
FamíliaLumbricidae
Género
Espécie

Lumbricus terrestris

Linnaeus, 1758
Minhoca-comum, Minhoca-da-terra
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Esta oligoqueta (subclasse Oligochaeta) é a maior minhoca que ocorre em Portugal. Pode atingir os 35 cm de comprimento e os 10 mm de diâmetro. Possui uma coloração vermelho-acinzentada na face dorsal, e mais clara na face ventral. A extremidade anterior é afilada, enquanto que a posterior é alargada e achatada. Possui 8 cerdas emparelhadas em cada anel. O seu corpo é constituído por 120 a 155 anéis. Os indivíduos desta espécie podem viver até 6 anos. A maturação sexual é atingida ao fim de 1 ano, aproximadamente. Trata-se de uma espécie hermafrodita, protândrica. Forma casulos ovais, no interior dos quais ocorre a fertilização dos óvulos e o desenvolvimento embrionário. O desenvolvimento é direto (sem fase larvar).

Trata-se de uma espécie terrestre e anécica: vive no solo onde forma longas galerias verticais (podem atingir cerca de 2 m) que atravessam o solo e podem alcançar o subsolo. Alimenta-se à superfície, na manta morta, e defeca igualmente à superfície, formando montículos de coprólitos de matéria orgânica semidigerida e húmus.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Enterion herculeus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição de Lumbricus terrestris
Bioavailability and cellular effects of metals on Lumbricus terrestris inhabiting volcanic soils.
Amaral et al. (2006)
Importância ecológica e ambiental das minhocas.
Steffen et al. (2013)
Miscellaneous earthworm types in the Natural History Museum, London (Annelida: Oligochaeta: Megadrilacea: Eudrilidae, Lumbricidae, Megascolecidae, Moniligastridae, Octochaetidae).
Blakemore (2014)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias