ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemColeoptera
FamíliaCoccinellidae
Género
Espécie

Adalia decempunctata

(Linnaeus, 1758)
Joaninha-de-dez-pintas
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de uma joaninha de corpo oval arredondado, com 4 a 5 mm de comprimento. Apresenta polimorfismo acentuado. Élitros vermelhos, pretos ou amarelos, mas sempre com 10 ou 12 manchas, vermelhas, amarelas ou pretas, que, em alguns casos, confluem. Pronoto branco com quatro pontos negros em semicírculo, e outro diante do escutelo, por vezes reunidos. Cabeça negra geralmente com duas manchas brancas entre os olhos, que podem coalescer. É uma espécie zoófaga, polífaga, geralmente afidífaga. Hiberna no estado adulto. Mono ou plurivoltina, consoante a abundância alimentar e as condições ambientais.

Ocorre numa grande variedade de habitats, preferencialmente em pomares e olivais, onde a sua presença é apreciada pela ação predatória sobre as populações de afídios e cochonilhas. Também pode ser encontrada em coníferas e em vegetação herbácea, tal como urtigas (Urticaceae).

 

Distribui-se naturalmente pela Europa, Sibéria, Ásia ocidental e norte de África. Ocorre ao longo do território de Portugal continental, assim como nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Portugal Continental

Arquipélago da Madeira

Arquipélago dos Açores

Atlântico

X

X

X

 

Onde se pode encontrar:
Coccinella decempunctata
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Adalia decempunctata
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias