ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaCoenagrionidae
Género
Espécie

Enallagma cyathigerum

Charpentier, 1840
Libelinha-azul-comum, Libelinha-do-cogumelo
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma pequena libelinha que não ultrapassa os 36 mm de comprimento. O macho tem os olhos pintados de um azul intenso. O tórax é azul-cobalto e praticamente sem marcas escuras laterais. O abdómen é da mesma cor que o tórax, destacando-se a ausência total de marcas negras nos segmentos S8 e S9, ao contrário do que acontece noutras espécies de “azulinhas”. No segmento S2 apresenta uma marca característica em forma de cogumelo. A fêmea tem os olhos claros e o corpo azulado ou esverdeado, bem mais pálido que o do macho; possui marcas abdominais escuras, em forma de torpedo. No entanto, podem existir fêmeas andromórficas. Ambos os sexos têm asas transparentes com pterostigmas negros em forma de losango.

Ocorre em meios lênticos, tais como lagos e lagoas, assim como rios ou ribeiras de fraca corrente. Demonstra comportamento gregário em locais com condições favoráveis.

Espécie bem distribuída por todo o território de Portugal continental, podendo ser encontrada até aos 1900 metros de altitude.

Onde se pode encontrar:
Agrion brunnea, A. charpentieri, A. cyathigerum, A. pulchrum, Enallagma brunneum, E. charpentieri, E. hastulatum, E. mongolicum, E. nigriprothorax, E. nigrothorax, E. ornatiformis, E. possompesi, E. pulchrum
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Enallagma cyathigerum
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias