OrdemDiptera

Eristalinus aeneus

(Scopoli, 1763)
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Trata-se de um sirfídeo polinizador com 9 a 12 mm de comprimento. Mosca de corpo oval, cabeça com face esbranquiçada e olhos castanho-claros, salpicados de pontos escuros; aristas filiformes. Tórax escuro com 4 bandas longitudinais, esbatidas. Escutelo castanho escuro. Abdómen castanho metálico, brilhante; Asas: célula R1 fechada; M1 ligada a R4+5 perto do bordo da asa; nervura 3 exibe uma alça; nervura espúria presente; pterostigma pouco evidente. Patas geralmente escuras com tíbias bicolores; tarsos anteriores, claros. Apresenta dimorfismo sexual: nos machos, os olhos são contíguos; nas fêmeas, separados. Os adultos visitam flores, alimentando-se de néctar. As larvas são saprófagas e filtradoras de bactérias; vivem em águas estagnadas, contaminadas ou em estercos. Voam de Março a Setembro.

Os adultos ocorrem em diversos tipos de biótopos floridos perto de habitats de água doce (e.g. clareiras de bosques perto de galerias ribeirinhas, charcos, lagoas, lagunas costeiras, rios de baixa corrente, etc.). As larvas são saprófagas e filtradoras de bactérias, podendo ser encontradas em águas estagnadas, contaminadas ou em estercos (ocorrem com frequência em suiniculturas).

Espécie de distribuição cosmopolita. Presente ao longo do território de Portugal Continental. Introduzida no arquipélago dos Açores.

Cheilosia aenea, Conops aeneus, Eristalis cuprovittatus, E. sincerus
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Eristalinus aeneus
Revision of the hoverflies (Diptera: Syrphidae) from the Azores archipelago with notes on Macaronesian syrphid fauna.
Rojo et al. (1997)
Hoverfly (Diptera: Syrphidae) diversity in Tapada da Ajuda, Lisbon - a preliminary study.
Espírito Santo, Silva & Figueiredo (2018)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Anatomia Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias