ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHemiptera
FamíliaCicadidae
Género
Espécie

Euryphara contentei

Boulard 1982
Cigarra-verde-do-Alentejo, Flautista-de-olhos-vermelhos
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

É a mais pequena cigarra que ocorre em Portugal, com 17 mm de comprimento médio, e que se destaca pela coloração verde-claro. É semelhante à cigarra Euryphara virens, que ocorre em Espanha, distinguindo-se dela facilmente por apresentar olhos de cor vermelho-grená. As asas são hialinas com nervuras verdes, repousando em forma de telhado sobre o abdómen. Os adultos emergem no final de Maio e em Junho. As ninfas alimentam-se da seiva bruta das raízes no subsolo e estima-se que o ciclo de vida totalize 3 anos. Apenas os machos adultos produzem som de chamamento, sendo este utilizado para atrair as fêmeas para o acasalamento. O som é apenas detectável a curta distância, com 15,5 kHz de frequência dominante, sendo composto por uma sequência de pulsos irregulares a que se segue um zumbindo praticamente contínuo.

Os machos cantam em estrato herbáceo, em prados de gramíneas e outras plantas cuja altura não excede, normalmente, o 1,5 m. A sua cor verde confere geralmente boa camuflagem na vegetação no início do Verão. Persiste em pequenas faixas de vegetação natural não sujeita a lavra anual, na orla de campos agrícolas e junto à berma das estradas.

Trata-se de uma espécie endémica de Portugal continental, muito rara, com distribuição reportada apenas na região do Alentejo. Existem muito poucas populações conhecidas, localizadas nos distritos de Beja e Portalegre, particularmente junto a Beringel e Sousel.

> Perda de habitat (implementação de agricultura intensiva, com lavras e remoção de vegetação espontânea recorrentes; movimentação de solos para construção de infraestruturas viárias; pastoreio).
> Ao longo de todo o ano, as ninfas no subsolo podem ser afectadas por práticas que movimentem os solos em profundidade ou que reduzam o alimento disponível.
> Implementação de micro-reservas para protecção e manutenção da vegetação natural nos locais de ocorrência conhecida da espécie, sem lavras nem utilização de agroquímicos.
Erradamente listada como Tibicina contentei em vários websites (ex.: iNaturalist, Fauna Europaea), apesar de nunca ter pertencido ao género Tibicina.
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
First description of the calling song produced by Euryphara contentei Boulard, 1982 (Insecta: Hemiptera, Cicadoidea) in Portugal.
Quartau & Simões (2004)
Microrreservas em entomologia: uma abordagem à conservação de Euryphara contentei (insecta, hemiptera, cicadoidea) em Portugal.
Quartau & Simões (2014)
Ficha da Euryphara contentei
Fonoteca Zoológica
«Só existe em dois ou três sítios do Alentejo. É a cigarra mais ameaçada»
in Diário de Notícias (Maio de 2019)
Autor: Vera L. Nunes, Paula C. Simões
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias