OrdemLepidoptera

Hipparchia statilinus

Hüfnagel, 1766
Preta-comum, Castanha-das-árvores

Trata-se de uma borboleta que atinge os 50 mm de envergadura. A face superior das asas tem fundo castanho-escuro, com algumas marcas brancas junto à zona marginal (maiores que em Hipparchia fidia); ocelos pouco perceptíveis, um par em cada asa anterior e um único, mais pequeno, em cada asa posterior; fímbrias axadrezadas nas asas anteriores, sendo maioritariamente brancas nas posteriores. A face inferior é variegada com fundo castanho; presença de ocelos escuros com uma pinta branca no centro, um par em cada asa anterior e um único, mais pequeno, em casa asa posterior. A fêmea é maior e mais clara. O corpo é escuro na zona dorsal e esbranquiçado na zona ventral; olhos acastanhados. Antenas claviformes acastanhadas. Patas esbranquiçadas. Voa de Abril a Setembro. O ovo é esbranquiçado e estriado, similar ao da Hipparchia fidia. Lagarta amarelada ou esverdeada, com estrias escuras. A hibernação ocorre nesta fase. Crisálida castanha e raiada horizontalmente. Espécie univoltina (uma geração anual).

Ocorre em terrenos abertos, secos e soalheiros, com vegetação rasteira, até aos 1400 m de altitude. Para hospedeiras recorre a várias espécies de gramíneas (Poaceae), entre as quais Brachypodium phoenicoides, Deschampsia caespitosa, Festuca ovina ou Gramineae spp., das quais a lagarta se alimenta.

Em Portugal continental tem uma distribuição bastante dispersa, sendo mais comum a norte do rio Tejo do que no sul do país.

> Diminuição ou alteração do habitat (plantio de monoculturas silvícolas)
> Conservação/preservação do habitat (manutenção das estepes sem interesse agrícola)
> Evitar o plantio extensivo de eucaliptais
Eumenis eurytion, Hipparchia (Neohipparchia) statilinus, H. aliosicola, H. almagroi, H. banusi, H. bierica, H. brisaudi, H. celtica, H. cocles, H. eladio, H. ganzoi, H. impupillata, H. lemovica, H. lorkovici, H. macrocellata, H. miegi, H. pallescens, H. porcelos, H. postsignata, H. pradensis, H. pseudalliona, H. rungsi, H. variegata, Neohipparchia falsasemele, N. longocellata, N. monocellata, Satyrus apupillata, S. astriata, S. bipupillata, S. caeca, S. cordieri, S. crassemaculosa, S. deannulata, S. marmorea, S. monopupillata, S. pedemontana, S. totebrunnea, S. transiens, S. triantepupillata, S. venostensis, S. virilis