ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemColeoptera
FamíliaCurculionidae
Género
Espécie

Lixus iridis

Olivier, 1807
Gorgulho
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um curculionídeo de corpo oblongo, com um comprimento entre 12 a 17 mm, coberto por uma pulverulência amarela ou ferruginosa e uma pubescência cinzenta. As antenas são cotoveladas e finas; escapo longo. Tem rostro reto e cilíndrico, pouco arqueado, tão longo quanto o protórax. No protórax apresenta 3 bandas longitudinais, pouco nítidas, que se prolongam no abdómen. As extremidades dos élitros (mucrões) são curtas, agudas e ligeiramente divergentes. As patas são pubescentes, amareladas, com fémures alargados, tíbias curtas, tarsos largos e unhas castanhas. Apresenta dimorfismo sexual: o macho tem antenas maiores. No macho, o rostro é pubescente até à extremidade; na fêmea, é pubescente até meio, e menos espesso. As larvas, oligófagas, vivem nos entrenós dos caules ocos de diversas umbelíferas (Apiaceae). A reprodução e as posturas ocorrem em Junho.

Ocorrem em locais com plantas umbelíferas (Apiaceae), especialmente em prados húmidos e zonas pantanosas.

Distribui-se pela Europa central e meridional, assim como pela Ásia central e Sibéria, até ao Pacífico. Ocorre ao longo do território de Portugal continental.

Portugal Continental

Arquipélago da Madeira

Arquipélago dos Açores

Atlântico

X

Onde se pode encontrar:
Curculio paraplecticus, Lixus asiaticus, L. balcanicus, L. brevicaudis, L. caucasicus, L. conformis, L. connivens, L. gemellatus, L. geminatus, L. gracilicornis, L. incarnatus, L. levantinus, L. sibiricus, L. tauricus, L. turbatus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Mapa de avistamentos
iNaturalist.org
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias