OrdemLepidoptera

Melanargia ines

Hoffmannsegg, 1804
Melanargia-mediterrânica, Melanargia-portuguesa

Trata-se de uma borboleta que atinge os 55 mm de envergadura. A face superior das asas tem o fundo branco com linhas e ornamentações escuras, bem marcadas (características do género); possui ocelos nas bandas marginais das asas posteriores. A face inferior das asas é similar à superior, de matriz esbranquiçada e com as marcas mais esbatidas; destacam-se os ocelos nas asas posteriores, bordejados de laranja e de núcleo azulado. O corpo é negro na zona dorsal e branco na zona ventral. Olhos pretos e antenas claviformes enegrecidas. Patas escuras. Voa de Março a Junho. A lagarta é castanha com tonalidades esverdeadas e apresenta uma série de pontos laterais esbranquiçados. A hibernação dá-se nesta fase. A crisálida repousa sobre o solo, num ninho construído entre a vegetação. Espécie univoltina (uma geração anual).

Ocorre em locais floridos e soalheiros, assim como em encostas rochosas e secas, até aos 1000 m de altitude. Para plantas hospedeiras utiliza várias espécies de gramíneas (Poaceae), das quais a lagarta se alimenta (e.g. Brachypodium phoenicoides, B. pinnatum, Bromus madritensis, B. unioloides, Stipa lagascae).

Distribui-se pela Península Ibérica e pelo norte de África. Em Portugal continental ocorre de forma muito dispersa ao longo do território, não sendo muito comum.

> Destruição/degradação do habitat (e.g. urbanização desenfreada, incêndios)
> Monocultura do eucalipto
> Correcto ordenamento do território
> Evitar as monoculturas
Melanargia maura, M. semireducta, Papilio ines, Satyrus sagarraria
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Melanargia ines
Understanding the differentiation process of western Mediterranean butterflies: the case studies of Lycaena and Melanargia.
Nunes (2019)
Autor: Eunice Venâncio