OrdemDiptera

Meliscaeva auricollis

(Meigen, 1822)
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Trata-se de um sirfídeo polinizador de corpo alongado (6-9,5 cm). Tem a cabeça mais larga do que o pronoto, com face amarela e banda mediana preta; olhos avermelhados; antenas amarelas; lúnula com marca preta em cima. Pronoto negro, pubescente, com reflexos metálicos. Escutelo amarelo. Abdómen negro com manchas amarelas laterais que, nos térgitos 3 e 4 podem fundir-se em bandas contínuas. Apresenta dimorfismo sexual: olhos contíguos no macho e afastados, na fêmea. Os adultos alimentam-se de néctar e estão ativos de Fevereiro a Novembro; larvas afidífagas. Espécie bivoltina. As fêmeas fecundadas hibernam e põem ovos desde Fevereiro, em colónias de pulgões. A geração da Primavera tende a ser mais escura do que os nascidos no final do ano.

Ocorre em zonas bem arborizadas, tal como bosques e florestas. Avista-se, com frequência, em plantas dos géneros Arum spp., Brassica spp., Crataegus spp., Frangula spp., Heracleum spp., Ligustrum spp., Ranunculus spp. e Salix spp.

Distribui-se pela Europa, ilhas da Macaronésia, norte de África, Turquia e Israel. Ocorre ao longo do território de Portugal continental, assim como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Portugal Continental

Arquipélago da Madeira

Arquipélago dos Açores

Atlântico

Episyrphus auricollis, Meliscaeva maculicornis, M. ovale, Scaeva cinctipes, S. curvipes, S. maculicornis, Syrphus auricollis, S. decorus, S. discolor, S. fuscus, S. intermedius, S. iris, S. macilentus, S. modestus, S. nigritibius, S. thoracicus
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Meliscaeva auricollis
On the syrphid fauna of the Madeira Archipelago and the Salvage Islands, with some first records from Deserta Grande and Selvagem Grande (Diptera: Syrphidae).
Pita et al. (2009)
Estudo da dinâmica populacional e caracterização da biodiversidade de afídeos, seus parasitóides e predadores em culturas hortícolas.
Valério (2010)
New data on hoverflies (Diptera: Syrphidae) from the Azorean island Pico (Portugal).
Jentzsch (2014)
Sirfídeos associados ao olival transmontano Importância da vegetação herbácea espontânea na sua vitalidade.
Pinheiro, Torres & Santos (2013)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias