ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemColeoptera
FamíliaLucanidae
Género
Espécie

Platycerus spinifer

Schaufuss, 1862
Escaravelho
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se do escaravelho lucanídeo mais pequeno de Portugal, com 9 a 13 mm de comprimento. Tegumento liso, azul escuro com reflexos metálicos, com antenas geniculadas. Caracteriza-se por possuir espinas no bordo externo das tíbias anteriores, e o bordo externo das mandíbulas ser fortemente anguloso. Apresenta dimorfismo sexual: o macho tem as mandíbulas maiores do que as da fêmea. É uma espécie polífaga e saproxílica: as larvas alimentam-se de madeira em decomposição de várias espécies arbustivas. Os adultos alimentam-se de exsudados açucarados das árvores ou dos frutos.

Ocorre em florestas e bosques caducifólios. A larva alimenta-se da madeira em decomposição de vegetação arbustiva, demonstrando preferência por plantas dos géneros Cytisus e Genista.

Trata-se de um endemismo ibero-francês. Em Portugal continental ocorre na metade norte, com registos muito localizados, principalmente em zonas de montanha acima dos 700 m (nomeadamente, nas Serras da Lousã e da Peneda). É conhecida a partir do extremo norte e do centro norte (áreas distantes 150 km) desde o século XIX.

Onde se pode encontrar:
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Platycerus spinifer
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição