ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHemiptera
FamíliaPyrrhocoridae
Género
Espécie

Pyrrhocoris apterus

Linnaeus, 1758
Percevejo
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um hemíptero com cerca de 8 a 10 mm de comprimento. A forte coloração vermelha e o seu padrão de ornamentações pretas (entre as quais, uma pinta redonda em cada hemiélitro), tal como a coloração do abdómen, são características distintivas da espécie, podendo, por vezes, confundir-se com a Corizus hyoscyami. No entanto, esta última apresenta a cabeça vermelha durante a fase adulta, enquanto que o Pyrrhocoris apterus tem a cabeça preta e os olhos vermelhos. Possui um aparelho bucal retráctil, com o qual se alimenta essencialmente de frutos. As antenas são compridas e constituídas por quatro segmentos. Geralmente, apresenta asas vestigiais muito reduzidas, ainda que, raramente, possa exibir asas de maiores dimensões, totalmente funcionais.

Ocorre, frequentemente, em plantas da família das Malváceas (Malvaceae), a sua fonte de alimento mais recorrente. É comum ser avistado em grandes grupos, na base dos troncos de árvores do género Tilia.

Em Portugal continental tem uma distribuição bastante ampla, ocorrendo de norte a sul do território nacional, tanto no interior como no litoral. Ocorre também no arquipélago dos Açores, na ilha de São Miguel.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Cimex apterus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Pyrrhocoris apterus
Autor: Guilherme Freitas (sob supervisão do MVBIO)
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias