ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHymenoptera
FamíliaAnthophoridae
Género
Espécie

Xylocopa violacea

(Linnaeus, 1758)
Abelha-carpinteira, Abelhão-azul, Abelhão
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma das maiores abelhas da Europa, com 3 cm de comprimento e 5 cm de envergadura. É uma abelha solitária e ruidosa. O corpo é preto reluzente e as asas são iridescentes, do azul ao acastanhado, com reflexos metálicos azuis-púrpuras. Os machos têm as pontas das antenas alaranjadas, compostas por 11 segmentos e, ao contrário das fêmeas, não têm ferrão; as fêmeas têm antenas pretas com 10 segmentos e possuem ferrão. Os indivíduos são solitários, embora as fêmeas possam viver em pequenas colónias com as irmãs e filhas. Os ovos são relativamente grandes e são colocados em compartimentos individuais juntamente com néctar e pólen, que irão servir de alimento às larvas. A nova e única geração surge de Junho a Agosto. Esta espécie hiberna durante o Inverno. Os machos são territoriais e podem ser agressivos.

Nota: esta espécie é parasitada pela vespa Polochrum repandum.

Ocorre numa grande diversidade de habitats, tais como florestas, bosques, pastagens arbustivas, prados floridos, pomares ou jardins urbanos e suburbanos. Alimenta-se do néctar e pólen das flores, sendo uma excelente polinizadora. De Abril a Junho, escava túneis em madeira morta ou podre nos troncos de árvores ou vigas de casas (pode utilizar túneis existentes) para fazer o ninho.

Distribui-se pelo sudoeste da região Paleárctica, tendo começado a alargar a sua distribuição para norte, aparecendo em países onde antes não ocorria (e.g. Reino Unido). É muito comum na região Mediterrânica. Em Portugal continental pode ser encontrada ao longo de todo o território.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Apis violacea
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Xylocopa violacea
Diversidade e abundância de abelhas (Hymenoptera: Apoidea) num espaço verde urbanizado em Lisboa: a Tapada da Ajuda.
Rocha (2017)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias