ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaZygaenidae
Género
Espécie

Zygaena fausta

(Linnaeus, 1767)
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Tal como todos os zigenídeos, são borboletas diurnas que, em repouso, dispõem as asas “em telhado” estreito, sobre o corpo. Tem antenas longas, pretas, dilatadas e dobradas na extremidade. Esta espécie exibe nas asas e no corpo, um padrão variável, com dominância do vermelho, preto e branco: as asas anteriores (1,2 cm de comprimento) exibem 5 manchas vermelhas bordejadas em branco-amarelado; as asas posteriores são vermelho-alaranjadas. Tórax com duas faixas longitudinais de pelos brancos e colar vermelho. Abdómen negro com dois ou três térgitos vermelhos. A lagarta é cinzenta-escura com uma linha preta acima de uma linha branca interrompida por faixas amarelas. Trata-se de uma espécie aposemática.

Ocorre em zonas secas, quentes e solarengas, tais como em dunas ou sistemas dunares. As larvas alimentam-se de plantas da família Fabaceae (e.g. Coronilla juncea, C. minima).

Distribui-se pela Europa ocidental. Ocorre no território de Portugal continental, sobretudo ao longo da zona litoral da metade sul do país.

Onde se pode encontrar:
Agrumenia fausta, Sphinx fausta, Zygaena cerialis, Z. fausta magnafausta, Z. fausta parvafausta, Z. genevensis, Z. nicaeae, Z. pygmaeoides, Z. segregata
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Zygaena fausta
Mapa de avistamentos
iNaturalist.org
Actualización de la distribución geográfica de los Zygaenidae (Lepidoptera) en el territorio continental de Portugal.
Garcia-Pereira, García-Barros & Maravalhas (2003)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Anatomia Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias