ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaZygaenidae
Género
Espécie

Zygaena hilaris

Ochsenheimer, 1808
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Como todos os zigenídeos, é uma borboleta diurna que, em repouso, dispõem as asas “em telhado” estreito, sobre o corpo. Tem antenas longas, pretas, dilatadas e dobradas na extremidade. Esta espécie exibe, nas asas, um padrão variável, com dominância do vermelho, preto e branco: as asas anteriores apresentam um fundo preto, com cinco grandes manchas vermelhas, geralmente unidas e bordejadas por anéis laranja-ocre; as asas posteriores são inteiramente vermelhas com uma linha preta fina na borda externa. Tórax negro com colar torácico, ocre. Abdómen negro. A lagarta é peluda, amarelo-esverdeada, com fileiras de pequenas manchas pretas. Trata-se de uma espécie muito semelhante a Zygaena fausta, mas sem o anel vermelho no abdómen. É uma espécie aposemática e bivoltina (tem duas gerações: Maio-Junho e Agosto-Setembro).

Ocorre em encostas solarengas e prados secos ou selvagens, até aos 2000 m de altitude. As lagartas alimentam-se de plantas do género Ononis.

Distribui-se pelo sul da Europa. Ocorre no território de Portugal continental, tendo já sido registada na região do Algarve.

Zygaena (Agrumenia) hilaris, Z. hilaris nigriventris, Z. nicaeica
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Zygaena hilaris
Actualización de la distribución geográfica de los Zygaenidae (Lepidoptera) en el territorio continental de Portugal.
Garcia-Pereira, García-Barros & Maravalhas (2003)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Anatomia Habitat Distribuição Sinonímias