ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemPasseriformes
FamíliaCorvidae
Género
Espécie

Pica pica

Linnaeus, 1758
Pega-rabuda
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

É um corvídeo com aproximadamente 45 cm de comprimento, de plumagem maioritariamente preta e branca. Sob a correcta incidência da luz, destacam-se as tonalidades azuis-esverdeadas nas asas e na cauda. A cabeça é preta, tal como o bico, peito e dorso. As asas, igualmente pretas, adquirem tons azuis-esverdeados metálicos quando observadas sob determinado ângulo, possuindo manchas brancas bem visíveis nos ombros e nas penas primárias, sendo facilmente observadas quando se encontram abertas. A zona ventral/abdominal é branca. A cauda é notoriamente longa e escura, chegando a parecer preta, no entanto, apresenta tons verdes e azulados quando observada de determinados ângulos.

Sendo uma espécie generalista, ocorre numa grande variedade de habitats, preferencialmente em áreas agrícolas, matos ou até mesmo áreas suburbanas tais como parques ou jardins, evitando zonas de maior altitude.

Distribui-se do norte ao sul, por todo o território português. No entanto, é mais abundante no norte litoral, Alto Alentejo e Alentejo central, sendo bem mais escassa no Baixo Alentejo e Algarve.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
Portal "Aves de Portugal"
Onde observar:
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação