ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemCharadriiformes
FamíliaCharadriidae
Género
Espécie

Vanellus vanellus

(Linnaeus, 1758)
Abibe, Ave-fria
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Destaca-se pelos penachos negros que se erguem na nuca, especialmente durante a época estival. A cabeça é preta e branca, o bico escuro e os olhos negros. A plumagem dorsal, apesar de parecer escura à distância, é colorida e iridescente, reflectindo tonalidades violáceas, azuladas e esverdeadas. Apresenta um colar negro, que se estende pela garganta. A zona peitoral e ventral é branca, contrastando com a restante plumagem, perfeitamente observável quando em voo. Nas asas, durante o voo, é possível observar a cor branca das penas de cobertura, e o negro das rémiges primárias e secundárias. Nessa altura, torna-se também visível o uropígio alaranjado. A cauda é branca, com uma faixa terminal negra. As patas são compridas e alaranjadas. Geralmente, é avistado em grandes bandos.

Trata-se de uma ave limícola que ocorre numa grande variedade de biótopos húmidos, preferencialmente em áreas abertas com pouca vegetação, tais como prados, pastagens ou zonas de lavradio. Pode formar grandes bandos.

Trata-se de uma ave invernante, que em Portugal continental pode ser observada um pouco por todo o território, principalmente na metade sul do país, onde é consideravelmente mais abundante. Com a chegada da Primavera, a sua presença diminui drasticamente.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.

Estima-se que esta espécie exista desde o Pleistocénico Superior.

Na Gruta Nova da Columbeira foram encontrados um tarsometatarso e um carpometacardo, enquanto que na Gruta das Fontainhas se encontrou um coracóide.

Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Portal "Aves de Portugal"
Onde observar:
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
[Artigo Fósseis] Figueiredo (2010)
Figueiredo, S. M. D. (2010). A Avifauna Plistocénica de Portugal: especificidades evolutivas, anatómicas e o seu contexto paleontológico, geológico e arqueológico.

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Vanellus vanellus na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: MVBIO / Darío Estraviz López
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Fósseis