Mesoplodon bidens
(Sowerby, 1804)Trata-se de uma pequena baleia que pode atingir os 5,5 metros de comprimento, sendo que o macho é ligeiramente maior que a fêmea. Na cabeça destaca-se o bico, relativamente longo e afilado; na testa é usual a existência de uma protuberância bem visível. A boca é ligeiramente arqueada: a parte posterior do maxilar inferior sobrepõe-se ligeiramente ao maxilar superior. No macho adulto podem ser visíveis 2 pequenos dentes triangulares localizados a meio do maxilar inferior. O corpo é fusiforme, cinzento-azulado escuro na zona dorsal e cinzento claro na zona ventral. Os adultos podem apresentar algumas cicatrizes no corpo, sobretudo os machos. A barbatana dorsal é pequena e falcada, localizando-se no último terço do dorso, afastada das pequenas e estreitas barbatanas peitorais. Alimenta-se de peixes bentopelágicos e cefalópodes (e.g. lulas).
Ocorre nas águas frias do Atlântico norte. Tem preferência por águas profundas, para além do limite da plataforma continental.
Trata-se de uma espécie endémica do Atlântico norte. A sua distribuição tem como limite sul as águas do arquipélago da Madeira, embora os avistamentos sejam raros. Também pode ser avistada no arquipélago dos Açores (especialmente no sul da ilha do Pico), sobretudo durante o Verão. Em Portugal continental os únicos registos conhecidos correspondem a arrojamentos recentes.
> Lixo marinho (ingestão com mortalidade associada)
> Poluição sonora
> Alterações climáticas