ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaPomacentridae
Género
Espécie

Chromis limbata

Valenciennes, 1833
Castanheta-amarela
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

A castanheta-amarela apresenta um corpo oblongo . Tem olhos grandes e boca muito protráctil. A barbatana caudal é bifurcada com os lobos pontiagudos. A sua coloração é castanho dourado, as barbatanas dorsais e ventrais são amarelas e as barbatanas dorsal e anal apresentam a parte anterior negra. O macho apresenta um tom de rosa violáceo na altura do acasalamento, sendo o responsável por guardar os ovos e proteger os ninhos. Os juvenis regra geral são amarelo-esverdeados. Medem geralmente entre os 10 cm e os 13 cm, podendo atingir os 15 cm de comprimento máximo.

Espécie marinha habita fundos rochosos do infralitoral desde os 3 m aos 50 m de profundidade, onde os machos e fêmeas, adultos e juvenis, formam densas agregações a meia água. Alimenta-se de organismos planctónicos, desde pequenos crustáceos como os copépodes e as dáfnias, mas também de ovos de peixes e de larvas de gastrópodes, peixes e de bivalves. A época de reprodução decorre entre os meses de Junho e Setembro.

Ilhas da Macaronésia, desde o Arquipélago dos Açores até às Ilhas Canárias e Arquipélago da Madeira. Há também registos destes animais na costa oeste africana entre o Senegal e o Congo.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Chromis limbatus, Heliases limbatus, Heliazes marginatus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Historical population dynamics and demography of the eastern Atlantic pomacentrid Chromis limbata (Valenciennes, 1833)
Domingues et al. (2006)
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias