ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAscidiacea
OrdemEnterogona
FamíliaCionidae
Género
Espécie

Ciona intestinalis

(Linnaeus, 1767)
Ascídia-amarela
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um tunicado séssil e solitário embora possa formar aglomerados. O corpo é cilíndrico e a túnica é semitransparente, amarelo pálido. O sifão oral é apical e recortado de modo a formar oito lobos separados por espaços amarelos ou alaranjados. O sifão atrial é lateral. O saco branquial ocupa grande parte do corpo. Atinge cerca de 17 cm de altura. Hermafrodita; reproduz-se na primavera. As larvas nadam cerca de 2 dias antes de se fixarem num substrato e iniciarem a metamorfose. Dada a simplicidade do seu genoma, este tunicado é recurso importante em investigação de biologia do desenvolvimento.

Espécie infra e circalitoral ou batial, ocorrendo até 500 m de profundidade. É resistente às variações dos parâmetros químicos da água pelo que é frequente ocorrer nos portos.

Ocorre em todo o Oceano Atlântico, sendo comum na costa portuguesa.

Onde se pode encontrar:
Ascidia canina, A. corrugata, A. diaphanea, A. intestinalis, A. membranosa, A. ocellata, A. pulchella, A. tenella, A. virens, A. virescens, A. viridiscens, Ciona canina, C. diaphanea, C. ocellata, C. pulchella, C. sociabilis, C. tenella, Phallusia intestinalis, Tethyum sociabile
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
OMARE | Observatório Marinho de Esposende
Ficha da Ciona intestinalis
Autor: João Pedro Silva
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias