ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaTrichiuridae
Género
Espécie

Aphanopus carbo

Lowe 1839
Peixe-espada-preto
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Corpo extremamente alongado e focinho largo, com fortes dentes longos e afiados, semelhantes a presas. Nos juvenis, as barbatanas pélvicas estão representadas por um único raio duro; nos adultos, não existem. Barbatana caudal com aspeto bifurcado. Apresenta linha lateral com orientação descendente desde a abertura superior das guelras, até atingir uma posição médio-lateral. A sua coloração é preta acobreada iridescente. O interior da boca e da cavidade das guelras é de cor preta. Medem cerca de 85 cm de comprimento, podendo chegar perto dos 150 cm de comprimento máximo.

Espécie marinha batipelágica que pode ser encontrada em profundidades de variam entre os 200 a 1700 metros. Alimentam-se de crustáceos, cefalópodes e outros peixes. A época de reprodução decorre entre os meses de Outubro e Dezembro.

Esta espécie distribui-se pelo oceano Atlântico. Pode ser encontrado no oceano Atlântico oriental, desde o estreito da Dinamarca, a Islândia e a Noruega até ao arquipélago da Madeira e à costa oeste do Norte de África.

Onde se pode encontrar:
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Biologia do peixe-espada preto, Aphanopus carbo Lowe, 1839, em águas portuguesas.
Vieira (2007)
Caracterização da pescaria do peixe-espada preto nos Açores de 2008 a 2012.
Besugo (2014)
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia