ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaSerranidae
Género
Espécie

Serranus scriba

Linnaeus, 1758
Serrano
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo alongado e cabeça pontiaguda e boca grande. A barbatana caudal é truncada ou ligeiramente arredondada. A sua coloração é de laranja a vermelho, com listras verticais castanhas azuladas a escuras que são mais largas e mais escuras na direção da cauda. A barbatana caudal é amarela escura a laranja e as barbatanas dorsais são amarelas com pontos e linhas alaranjadas. As barbatanas pélvicas e peitorais são geralmente monocromáticas amarelo claro. A cabeça mostra muitas linhas castanhas-avermelhadas que se assemelham à escrita árabe (daí o nome latino da espécie). Nos dois lados do abdómen, há uma grande área azul brilhante. Pode atingir 26 cm de comprimento máximo.

Espécie bentónica que pode ser encontrada em fundos rochosos, lodosos, de algas e ervas marinhas, entre os 0 e os 150 m de profundidade. Alimentam-se de peixes e crustáceos e a desova ocorre entre Janeiro e Setembro, com um pico em Junho.

Oceano Atlântico oriental: desde o Golfo da Biscaia até à Mauritânia, incluindo as Canárias e o arquipélago dos Açores. Também pode ser encontrado nos mares Mediterrânio e Negro.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar
Sem medidas a destacar.
Paracentropristis scriba, Serranus papilionaceus, Holocentrus moroccanus, H. maroccanus, H. argus, Perca scriba
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias