ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaSparidae
Género
Espécie

Spicara smaris

Linnaeus, 1758
Trombeiro-boga
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo mais afilado do que a espécie do mesmo género Spicara maena. A sua coloração caracteriza-se por apresentar o dorso castanho-acinzentado e possuir flancos prateados com uma grande mancha preta localizada acima da ponta da barbatana peitoral. Os machos desta espécie são geralmente maiores que as fêmeas e têm pequenas manchas azuis espalhadas pelas barbatanas dorsal e anal. Medem em média cerca de 15 cm de comprimento, podendo atingir os 20 cm de comprimento máximo.

Espécie de águas intermédias e demersais, ocorrendo a  profundidades que variam entre os 15 e 170 m, em prados de ervas marinhas e sobre fundos marinhos arenosos ou lodoso. Formam cardumes exeto durante a época de reprodução. Alimentam-se de crustáceos e moluscos.

Este do Oceano Atlântico, incluindo as costas de Portugal, Ilhas Canárias e Marrocos. Também pode ser encontrada nos mares Mediterrâneo e Negro.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Maena smaris, Spicara alcedo, Smaris smaris, Smaris alcedo, Smaris maurii,Smaris vulgaris, Smaris gracilis, Sparus smaris, Sparus alcedo
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação Sinonímias