OrdemHymenoptera

Bombus terrestris

(Linnaeus 1758)
Abelhão-terrestre, Zangão-de-cauda-amarela

É um insecto relativamente grande, com cerca de 15 a 20 mm de comprimento, que se identifica facilmente por ter o corpo cobertos de pelos, os quais se dispõem em faixas paralelas, pretas, amarelas e brancas. Dispõe de duas faixas amarelas, uma no tórax e outra no abdómen, e uma característica faixa branca na extremidade do abdómen. Trata-se de um insecto social: vive em sociedades de 20 a 150 indivíduos, com castas diferenciadas (rainha, machos e obreiras). Alimenta-se de néctar e pólen, sendo um polinizador extremamente eficaz. É uma espécie menos agressiva que as abelhas ou as vespas.

Trata-se de uma espécie polinizadora que nidifica no solo. Ocorre numa vasta gama de habitats, incluindo biótopos humanizados. Os ninhos são feitos entre tufos de ervas ou em cavidades no solo.

Trata-se de uma espécie comum em grande parte da Europa, tendo sido domesticada com sucesso desde 1987. É a única espécie de abelha com uma distribuição centrada no Mediterrâneo (o único país da região do qual se encontra ausente é o Egipto). O Bombus terrestris evoluiu para subespécies bem diferenciadas, sendo que na Península Ibérica ocorre a subespécie Bombus terrestris lusitanicus.

> Perda/degradação dos habitats (e.g. alterações no uso dos solos, agricultura intensiva: fortes impactes sobre a flora)
> Pesticidas: inseticidas e fungicidas (diretamente), herbicidas (indiretamente)
> Espécies exóticas invasoras (e.g. vespa asiática)
> Alterações climáticas
> Patologias (e.g. ácaro Varroa destructor, nosemose provocada por Nosema apis ou N. ceranae)
> Poluição ambiental
> Preservar/restaurar os habitats ameaçados (e.g. melhorar os habitats dos polinizadores em terras agrícolas e áreas adjacentes, nas zonas urbanas e em áreas naturais mais amplas; privilegiar a agricultura tradicional)
> Mitigar os impactes causados pela utilização de pesticidas
> Mitigar os impactes causados pelas espécies exóticas invasoras
> Consciencializar e encorajar as comunidades para uma tomada de acção (e.g. envolver os cidadãos e as empresas em ações a favor dos polinizadores)
> Promover estratégias para os polinizadores e a colaboração a todos os níveis
> Melhorar os conhecimentos acerca do declínio dos polinizadores, das suas causas e das suas consequências (e.g. desenvolver um sistema de monitorização dos polinizadores; mais investigação acerca do declínio dos polinizadores; criar um centro de conhecimentos sobre os polinizadores)
Apis audax, A. terrestris, Bombus maderensis, B. terrestris africanus, B. t. audax, B. t. canariensis, B. t. dalmatinus, B. t. lusitanicus, B. t. maderensis, B. t. xanthopus, B. terrestriformis
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Bombus terrestris
Avaliação preliminar do efeito da polinização por abelhões na qualidade da produção da cultura protegida de tomate.
Salvado et al. (2005)
Insectos polinizadores e seu efeito na produção de Pereira ‘Rocha’ na Região Oeste.
Flausino dos Reis (2011)
A utilização de Bombus terrestris (L.) na polinização de pomares de macieiras cv. ‘Galaxy’/M9 EMLA.
Vicente e Maia de Sousa (2017)
Autor: Jorge Araújo e David Germano