ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaLycaenidae
Género
Espécie

Callophrys rubi

(Linnaeus, 1758)
Rubi, Verdinha-comum
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta com uma envergadura de asa entre os 26 e os 30 mm. As asas têm a face superior castanha, sendo que a face inferior é de um verde intenso e brilhante, por vezes com uma tonalidade amarelada, sobretudo nas asas anteriores. Nas margens das asas exibe uma orla acobreada e rebordo branco. Pode apresentar uma série linear de marcas brancas na face inferior das asas posteriores. Corpo esbranquiçado e olhos negros orlados de branco. Antenas com segmentos brancos e pretos alternados, sendo que o último é avermelhado na ponta. As patas têm um padrão semelhante ao das antenas. Lagarta verde-alface.

Ocorre em zonas com vegetação arbustiva, tais como incultos, matos e bosques, assim como em zonas de sebes, apresentando um comportamento territorial. A lagarta alimenta-se de uma grande variedade de plantas leguminosas, tais como giestas (e.g. Genista spp, Cytisus multiflorus), caldoeiros (Echinospartum ibericum), erva-mata-pulgas (Dorycnium pentaphylum) ou luzerna (Medicago sativa). Esta última serve-lhe de abrigo com alguma frequência.

Trata-se de uma espécie dispersa pelo continente europeu e comum em Portugal continental. Distribui-se por todo o território nacional, do norte ao sul do país. A Primavera é a altura ideal para a avistar.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Callophrys borelis, Papilio caecus, P. rubi, Thecla rubi, T. sibirica
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Callophrys rubi
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias