ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHymenoptera
FamíliaFormicidae
Género
Espécie

Camponotus lateralis

(Olivier, 1792)
Formiga
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de uma espécie monogínica e polimórfica. As obreiras têm cerca de 4 a 7 mm, podendo a rainha atingir os 10 mm de comprimento. Caracteriza-se por apresentar a cabeça e o tórax de coloração vermelha, sendo o abdómen de cor preta. As colónias são relativamente pequenas, não ultrapassando os 100 indivíduos. Alimentam-se de secreções açucaradas e de insectos.

Trata-se de uma espécie arborícola que surge na maioria da vezes associada a colónias da formiga Crematogaster scutellaris, espécie com a qual apresenta semelhanças e consegue coabitar sem ser detectada. Desta relação obtém algum alimento e protecção, pois trata-se de uma espécie pouco agressiva, ao contrário da C. scutellaris.

Distribui-se, praticamente, por toda a região sul do continente europeu (ver a distribuição mundial da espécie no separador “Saber mais”). Em Portugal continental ocorre ao longo de todo o território.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Camponotus kosswigi, C. lateralis armouri, C. l. balearis, Formica axillaris, F. bicolor, F. hemipsila, F. melanogastes, F. pallidinervis
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Distribuição mundial da Camponotus lateralis
Formigas (Hymenoptera, Formicidae) associadas a pomares de citrinos na região do Algarve.
Zina (2008)
Autor: Eduardo J. G. Sequeira
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias