ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaNymphalidae
Género
Espécie

Charaxes jasius

Linnaeus, 1767
Borboleta-do-medronheiro, Lagarta-do-medronheiro, Imperador
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se da maior borboleta diurna europeia, podendo ultrapassar os 80 mm de envergadura, sendo que a fêmea atinge as maiores dimensões. A face superior das asas tem o fundo castanho-escuro e margens largas cor-de-laranja; cada asa posterior apresenta dois apêndices pontiagudos em forma de cauda, junto aos quais se podem observar algumas marcas azuis. A face inferior é variegada, de fundo castanho-avermelhado, com um padrão formado por numerosas bandas negras bordejadas de branco ou cinza e uma banda marginal alaranjada, precedida por uma banda transversal branca. O corpo é negro na zona dorsal, e listrado de vermelho, branco e negro na zona ventral; os olhos são pretos. Antenas claviformes pretas. Voa de Março a Outubro. Os adultos praticam “hill-topping”. A lagarta é verde-alface, cilíndrica e exibe dois ocelos dorsais amarelos; na cabeça tem quatro protuberâncias em forma de chifres, voltadas para o dorso. A crisálida vai do verde ao esbranquiçado. A hibernação dá-se nesta fase. O ovo é esférico e verde-amarelado. Espécie bivoltina (duas gerações anuais).

Espécie termófila que ocorre em matos de medronheiro (Arbutus unedo) ou medronhais, até aos 800 m de altitude. O fruto maduro (medronho) serve de alimento ao adulto (que também se pode alimentar de excrementos animais), enquanto que a lagarta se alimenta exclusivamente das folhas do arbusto.

Distribui-se de forma dispersa pelo norte de África, assim como pela zona mediterrânica. Em Portugal continental, ocorre, sobretudo, na faixa oeste do território nacional.

Onde se pode encontrar:
> Perda/fragmentação do habitat (substituição do medronhal por espécies vegetais nórdicas e austrais, de grande interesse económico e pouco valor biológico)
> Protecção/conservação dos habitats (preservação dos bosques de medronho da zona mediterrânica)
Charaxes major, Papilio jasius, P. jason, P. rhea
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Charaxes jasius
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias