ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHemiptera
FamíliaGerridae
Género
Espécie

Gerris lacustris

Linnaeus, 1758
Alfaiate, Sapateiro
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um hemíptero semi-aquático com cerca de 8 a 10 mm de comprimento (fêmea maior que o macho), castanho-escuro, que se destaca pela sua capacidade de se movimentar agilmente sobre a água. Este insecto sofre uma metamorfose incompleta, passando por cinco instares larvares até à fase adulta, com duração de 24 a 30 dias, durante a qual pode ou não desenvolver asas. Possui duas longas antenas e três pares de patas, sendo o primeiro par mais curto que os restantes. Esse primeiro par de patas é utilizado para capturar presas (e.g. larvas de insectos, pequenos invertebrados), enquanto que o segundo e o terceiro par têm uma função de propulsão. Todas as patas possuem uma camada de pêlos que repele a água e captura ar, permitindo, assim, o deslocamento à superfície da água. As fêmeas depositam os ovos em Maio, os quais demoram entre 12 a 14 dias a eclodir.

Ocorre em qualquer tipo de sistema lêntico de água doce, desde lagos, lagoas e charcos, até estruturas antrópicas, tais como pequenas fontes, fontanários ou tanques de rega.

Distribui-se largamente por todo o continente Europeu. Em Portugal continental ocorre ao longo de todo o território, do norte ao sul, tanto no litoral como no interior.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Cimex lacustris
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Gerris lacustris
Autor: Guilherme Freitas (sob supervisão do MVBIO)
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias