ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaNymphalidae
Género
Espécie

Hipparchia fidia

(Linnaeus, 1767)
Preta-zig-zag
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta que atinge os 56 mm de envergadura. A face superior das asas tem fundo castanho-escuro, com algumas marcas brancas junto à zona marginal; ocelos pouco perceptíveis, um par em cada asa anterior e um único, mais pequeno, em cada asa posterior; fímbrias axadrezadas nas asas anteriores, sendo maioritariamente brancas nas posteriores. A face inferior é variegada com fundo castanho, sobreposto por linhas escuras e marcas brancas angulosas e dispersas; presença de ocelos escuros com uma pinta branca no centro, um par em cada asa anterior e um único, mais pequeno, em casa asa posterior. A fêmea é um pouco maior, com linhas e pintas brancas mais marcadas. O corpo é escuro na zona dorsal e esbranquiçado na zona ventral; olhos acastanhados. Antenas claviformes acastanhadas. Patas esbranquiçadas. Voa de Julho a Outubro (desde Abril, em anos favoráveis). O ovo é esbranquiçado e estriado, sendo posto em pequenos grupos. Lagarta acastanhada, cor de palha, com uma linha dorsal escura e bandas laterais mais claras. A hibernação ocorre nesta fase. Crisálida castanha. Espécie univoltina (uma geração anual).

Ocorre em terrenos abertos e secos, clareiras de florestas secas e zonas pedregosas, preferencialmente em encostas rochosas e solarengas ou ravinas rochosas, até aos 1200 m de altitude. Para hospedeiras recorre a várias espécies de gramíneas (Poaceae), tais como Brachypodium spp., Dactylis glomerata, Gramineae spp. ou Poa spp., das quais a lagarta se alimenta.

Em Portugal continental tem uma distribuição bastante dispersa, sendo, no entanto, pouco comum.

Onde se pode encontrar:
> Degradação ou alteração do habitat (alterações sofridas pelas florestas tradicionais; plantio de monoculturas silvícolas)
> Incêndios florestais
> Conservação/preservação do habitat (gestão adequada do coberto florestal)
> Prevenção de incêndios florestais
Hipparchia (Pseudotergumia) fidia, Hipparchia albovenoseformis, H. benimguildi, H. kandarica, Papilio fidia, Pseudotergumia arseniae, P. balearica
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Hipparchia fidia
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias