ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaNymphalidae
Género
Espécie

Hipparchia semele

(Linnaeus, 1758)
Canela
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta que atinge os 56 mm de envergadura. A face superior das asas tem fundo acastanhado, com grandes manchas amarelo-alaranjadas junto à zona marginal; um par de ocelos negros em cada asa anterior e um único ocelo, mais pequeno, em cada asa posterior; fímbrias axadrezadas. A face inferior é alaranjada nas asas anteriores e variegada com fundo castanho, semelhante a casca-de-árvore, nas posteriores; destacam-se os ocelos negros com uma pinta branca no centro, um par em cada asa anterior e um único, mais pequeno, em casa asa posterior. A fêmea é maior e mais marcada. Trata-se de um espécie polimórfica. O corpo é acastanhado na zona dorsal e esbranquiçado na zona ventral; olhos acastanhados. Antenas claviformes acastanhadas. Patas esbranquiçadas. Voa de Julho a Outubro. O ovo é esbranquiçado, de aspecto leitoso. Lagarta creme ou amarelada, com riscas longitudinais mais escuras. A hibernação ocorre nesta fase. A crisálida é cor-de mel. Espécie univoltina (uma geração anual).

Ocorre em terrenos abertos, particularmente em florestas secas (e.g. pinhais secos) ou ligeiramente húmidas, clareiras de florestas, charnecas e zonas pedregosas, até aos 1200 m de altitude. Para hospedeiras recorre a várias espécies de gramíneas (Poaceae), entre as quais Elymus arenarius, Deschampsia caespitosa, Calamagrostis spp., Festuca spp. ou Gramineae spp., das quais a lagarta se alimenta.

Em Portugal continental tem uma distribuição dispersa, sendo mais comum no centro e norte do território e rara a sul do rio Tejo.

Onde se pode encontrar:
> Diminuição/alteração do habitat (e.g. eucaliptização do interior, urbanização do litoral)
> Conservação/preservação do habitat (manutenção das florestas de fácies secos e dos povoamentos de pinheiros)
> Prevenção de fogos em florestas de resinosas
Eumenis postlineolata, E. sabrinae, Eumenis splendens, E. thyone, Hipparchia (Parahipparchia) semele, H. albipuncta, H. clarensis, H. grisescens, H. hibernica, H. infrabrunnea, H. macrocellata, H. martire, H. monocellata, H. parvocellata, H. quadriocellata, H. rutenica, H. vasconica, H. wilkinsoni, Satyrus albinervata, S. cadmus, S. infraochreata
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias