ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaPieridae
Género
Espécie

Leptidea sinapis

(Linnaeus, 1758)
Branquinha-redonda, Branca-de-pontas-escuras, Branca-dos-bosques
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta delicada, com cerca de 30 mm de envergadura. Asas alongadas; as anteriores têm o ápice visivelmente arredondado, têm fundo branco e apresentam uma mancha apical acinzentada; as asas posteriores podem apresentar manchas de matiz amarelo-cinza, a face inferior varia entre o branco e o acinzentado, conforme o nível de pigmentação. O dimorfismo sexual é pouco acentuado; a fêmea da geração estival é praticamente branca, sem ornamentações; o macho exibe uma pinta na asas anteriores. O corpo é esbranquiçado e os olhos claros, de tom esverdeado, pintalgados de preto. As antenas são do tipo claviforme, de padrão zebrado, constituídas por segmentos brancos e o pretos, sendo o segmento terminal negro com uma pinta alaranjada na ponta. Voa de Março a Setembro. É uma espécie bivoltina (duas gerações). A lagarta é verde e possui finas linhas brancas longitudinais, bem visíveis nos flancos. A crisálida é verde-amarelada, com bandas laterais amarelas ou vermelhas. O ovo é alongado e esbranquiçado, avermelhando à medida que amadurece.

Ocorre em diversos tipos de habitat, preferencialmente em clareiras de bosques, galerias ripícolas, matos e prados, até aos 1500 m de altitude. Utiliza várias espécies de leguminosas como plantas hospedeiras (e.g. Lathyrus spp., Lotus spp., Vicia spp.), das quais a lagarta se alimenta.

Em Portugal continental distribui-se por todo o território, sendo mais frequente a norte do rio Tejo e menos comum no Alentejo interior.

Onde se pode encontrar:
> Expansão das monoculturas
> Incêndios florestais
> Preservação do habitat (preservação das florestas tradicionais e bosques em galeria)
> Prevenção de incêndios florestais
> Incremento dos estudos cartográficos com vista ao aumento do conhecimento acerca da distribuição da espécie (sobretudo no sul do país)
Leptosia sinapis, Leucophasia sinapis, Papilio sinapis, Pieris sinapis
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Leptidea sinapis
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias