ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaLycaenidae
Género
Espécie

Leptotes pirithous

Linnaeus, 1767
Cinzentinha
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma pequena borboleta, que não ultrapassa os 29 mm de envergadura. As asas anteriores têm a face superior azul-violeta no macho e castanha-violácea na fêmea; as asas posteriores caracterizam-se pelos pontos escuros na região anal, terminando num pequeno apêndice filiforme, semelhante a uma pequena cauda. A face inferior das asas é mesclada de bege com bandas brancas; nas asas posteriores destaca-se a existência de dois ocelos negros, orlados de cinzento-metálico e de cor-de-laranja. O corpo é azul-escuro na zona dorsal e esbranquiçado na região ventral, destacando-se algumas bandas transversais acastanhadas na zona terminal do abdómen. Os olhos são negros e as antenas são do tipo claviforme, de padrão zebrado, em que os segmentos alternam entre o preto e o branco (segmento terminal preto). Voa de Fevereiro a Dezembro. A lagarta é castanha-esverdeada, com uma faixa escura ao longo da linha médio-dorsal; ligeiramente pubescente. Tem várias gerações anuais.

Ocorre numa grande variedade de habitats, nomeadamente, em bosques, matos, pradarias, terrenos agrícolas, parques e jardins urbanos, preferencialmente em locais ensolarados, até aos 1600 m de altitude. A lagarta alimenta-se de leguminosas (e.g. Melilotus spp., Medicago sativa, Ulex spp., etc.).

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Cupido telicanus, Lampides telicanus, Leptotes telicanus, Papilio pirithous, P. plinius, P. telicanus, Syntarucus pirithous atavica, Tarucus telicanus boeticoides
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Leptotes pirithous
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias