ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaPieridae
Género
Espécie

Pieris napi

(Linnaeus, 1758)
Borboleta-do-nabo, Borboleta-de-veias-verdes
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta com uma envergadura de asas entre os 35 a 45 mm. As asas têm a face superior branca, destacando-se uma mancha negra apical nas asas anteriores, e a nervação escura nas nervuras marginais, tanto das asas anteriores como das posteriores; apresenta uma pinta negra na zona discal, por vezes ausente ou pouco aparente. A face inferior das asas anteriores é amarelada no ápice; a face inferior das asas posteriores é amarelada, com nervuras bem marcadas, cinzento-esverdeadas. O dimorfismo sexual expressa-se na face superior das asas anteriores da fêmea, pela presença de duas pintas negras e de nervuras mais marcadas, assim como na face inferior das asas anteriores, pela presença de uma mancha apical amarelada, e pelas duas pintas negras, bem marcadas e ausentes no macho. Corpo esbranquiçado a escurecido (quase negro). Olhos esverdeados, pontilhados de negro. Antenas claviformes, constituídas por segmentos brancos e pretos alternados, sendo o segmento terminal negro com uma pinta branca na ponta. Voa de Fevereiro a Novembro. A lagarta é verde-alface e apresenta uma linha de pintas amarelas ao longo dos flancos. O ovo é branco-amarelado, estriado e oblongo, sendo depositado isoladamente ou em pequenos grupos. A hibernação ocorre no estado de crisálida, que é verde-amarelada, com numerosas marcas negras. Espécie trivoltina (três gerações anuais).

Ocorre em florestas abertas e pradarias adjacentes, campos ou pousios, até aos 1200 m de altitude. Para hospedeiras utiliza crucíferas (Brassicaceae), tais como o nabo (B. napus), das quais a lagarta se alimenta.

Em Portugal continental ocorre, sobretudo, a norte do rio Tejo e na Serra de Monchique, sendo rara no sul do território.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Artogeia napi, Papilio napaeae, P. napi, Pieris adalwinda, P. arctica, P. canidiaformis, P. dubiosa, P. flavescens, P. meridionalis, P. napi neobryoniae, P. napi sequoia
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Pieris napi
Mapa de avistamentos
iNaturalist.org
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias