ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHymenoptera
FamíliaVespidae
Género
Espécie

Polistes dominula

(Christ, 1791)
Vespa-do-papel-europeia
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de uma vespa com cerca de 2 cm, de coloração negra, com um padrão de ornamentações amarelas ao longo do corpo. Destacam-se os anéis amarelos ao longo do abdómen. A cabeça é essencialmente negra, exibindo manchas amarelas na face, que variam entre o género sexual e até entre indivíduos, funcionando quase como uma “impressão digital”; os olhos são negros. As antenas são negras nos primeiros segmentos e cor-de-laranja desde o meio às extremidades. Esta espécie apresenta um ligeiro estrangulamento entre o tórax e o abdómen. As patas são amarelas, podendo ter uma tonalidade mais alaranjada nas extremidades. Tem um par de asas membranosas, castanho-alaranjadas.

Trata-se de um insecto cosmopolita que pode ocorrer numa grande variedade de habitats, tais como florestas, pastagens ou matos, sendo também vulgarmente encontrada em zonas agrícolas, aglomerados urbanos e suburbanos. Faz o ninho em áreas abrigadas, geralmente nos ramos de árvores, arbustos ou herbáceas, mas também em estruturas e construções humanas, nomeadamente debaixo de telhados, maquinaria agrícola ou outras cavidades. O ninho em forma de colmeia, tem uma textura bastante característica, semelhante a papel, composta por fibras vegetais e secreções salivares do próprio insecto.

Trata-se de uma espécie cosmopolita que se distribui por toda a Europa e pelo Norte de África. Foi introduzida na América do Norte e do Sul, assim como na Austrália. Em Portugal continental ocorre em todo o território, do norte ao sul do país.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Polistes dominulus, Vespa dominula
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Polistes dominula
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias