ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaLycaenidae
Género
Espécie

Polyommatus icarus

(Rottemburg, 1775)
Azulinha-comum
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta com uma envergadura de asa entre 28 e 36 mm. No macho, a face superior das asas é azul-violácea brilhante, com um rebordo fino e preto, e banda marginal branca. A fêmea tem a face superior das asas maioritariamente acastanhada, com uma quantidade variável de azul, exibindo ainda lúnulas laranjas marginais. A face inferior das asas é creme e ambos os sexos exibem uma sequência de lúnulas laranja nas margens (8 a 9 nas asas posteriores, mais marcadas e numerosas do que nas anteriores), assim como vários ocelos pretos com rebordo branco, distribuídos por toda a superfície (habitualmente, 12 nas asas posteriores, e 8 a 9 nas anteriores). Corpo com tonalidades azuladas; olhos negros; antenas com segmentos brancos e pretos alternados.

Ocorre em diversos tipos de habitat, preferencialmente em clareiras abertas de herbáceas ou prados floridos, podendo também ser encontrada em parques ou jardins urbanos.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Lycaena alexis casanensis, L. andreas, L. arion arionoides, L. icarus amoena, L. i. biarcuata, Papilio candaon, P. candiope, P. candybus, P. icarus, Polyommatus alexis
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Autor: Beatriz Bispo (sob supervisão do MVBIO)
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias