ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemColeoptera
FamíliaDasytidae
Género
Espécie

Psilothrix viridicoerulea

(Geoffroy, 1785)
Escaravelho-verde
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um pequeno coleóptero com 6 a 9 mm do comprimento, de corpo alongado, caracterizado pela cor verde-azulada metalizada. Os élitros não são estriados mas sim pontilhados. A mesma aparência se observa no pronoto. O resto do abdómen, cabeça e patas estão cobertos por uma pubescência escura, hirsuta e curta. Os tarsos compõem-se de 5 segmentos bem distintos. Os olhos são relativamente grandes e arredondados; as antenas são curtas e finamente dentilhadas. O aparelho mastigador é projectado para a frente. O desenvolvimento larvar é, provavelmente, xilófago.

Ocorre em prados floridos, orlas dos campos de cultivo, bermas de caminhos e incultos. É muito comum em ranunculáceas, compostas e crucíferas, desde o início da Primavera. Os adultos observam-se em flores, sobretudo amarelas, onde se alimentam de pólen e de néctar.

Distribui-se pela Região Paleártica Oeste (Europa ocidental e desde o norte de África até à Turquia). Em Portugal continental ocorre ao longo de todo o território nacional.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Cicindela viridicoerulea, Lagria caerulea, Lagria viridis, Melyris cyaneus, M. nobilis, Psilothrix caeruleus, P. cyaneus, P. viridicaeruleus, P. viridis, Tillus aenea
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Psilothrix viridicoerulea
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias