ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemCiconiiformes
FamíliaArdeidae
Género
Espécie

Bubulcus ibis

(Linnaeus, 1758)
Carraceiro, Garça-boieira
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Trata-se de uma garça de médio porte, que atinge os 53 cm de comprimento e os 96 cm de envergadura. Na cabeça, destaca-se o bico amarelo, que ganha tons alaranjados durante a Primavera. Os olhos têm a íris amarela. Exibe uma plumagem maioritariamente branca, salvo as pálidas manchas alaranjadas na coroa, no peito e no dorso, que se intensificam notoriamente durante a época de acasalamento. As patas são escuras durante o Inverno, tornando-se amarelo-alaranjadas na época de reprodução. Quando em voo, mantém o pescoço retraído e as patas esticadas.

Tem, essencialmente, hábitos terrestres, recorrendo, maioritariamente, a campos agrícolas, pastagens, prados húmidos, barragens e zonas pantanosas para procurar alimento. Como dormitório utiliza as árvores de grande porte e os grandes arbustos das zonas húmidas, onde se aglomera em grandes colónias. Pode ser avistada em grandes bandos, sobretudo em áreas lavradas de fresco e nas pastagens, onde acompanha o gado com frequência. Tolera facilmente a presença humana, acompanhando, muitas vezes, os trabalhos agrícolas.

Apresenta uma ampla distribuição em Portugal continental durante o Inverno, podendo ser avistada em quase todo o país. Na época de acasalamento e nidificação, recua para o sul do território, ocorrendo, essencialmente, a sul do Tejo, ao longo de todo o Alentejo e Algarve.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
> Conservação das zonas de nidificação/alimentação
> Monitorização dos efectivos nidificantes
Ardea ibis, A. ibis ibis, Ardeola ibis, A. ibis ibis, Bubulcus bubulcus, Bubulcus ibis ibis, Buphus coromandus, Cancroma coromanda, Egretta ibis, Lepterodatis ibis
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Plano Sectorial da Rede Natura 2000 - Fichas de caracterização ecológica e de gestão das espécies de Aves
Disponível no portal do ICNF
Portal "Aves de Portugal"
Onde observar:

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Bubulcus ibis na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias