ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemPasseriformes
FamíliaAlaudidae
Género
Espécie

Galerida theklae

(Brehm, 1858)
Cotovia-montesina, Cotovia-escura
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

A crista proeminente caracteriza-a, diferenciando-a de outras espécies, à excepção da Galerida cristata cuja distinção pode ser bastante difícil. Tem uma plumagem castanha que pode ir dos tons claros aos tons mais escuros (que ajudam a distingui-la da G. cristata), sendo, normalmente, fortemente riscada no peito (característica que auxilia na distinção da G. cristata, menos riscada). Geralmente, o bico é mais curto do que o da G. cristata e a mandíbula inferior é convexa na extremidade (diferenciando-a da G. cristata, de mandíbula inf. direita). Outra característica que pode auxiliar na distinção da G. cristata é o comprimento da 1ª primária (P1), frequentemente mais longo do que as coberturas das primárias, ao contrário do que acontece na G. cristata, em que a P1 é, normalmente, mais curta do que as suas coberturas.

Ocorre em zonas de mato com clareiras, pousios com vegetação arbórea e arbustiva dispersa e em montados de azinho pouco densos. É pouco comum em zonas mais abertas, encontrando-se geralmente ausente nas zonas montanhosas e em áreas com forte intervenção humana. Nidifica no solo de zonas abertas com alguma protecção vegetal (sobretudo arbustiva).

Ave residente, muito comum na metade sul de Portugal continental, sendo mesmo abundante na Beira Interior e no Alentejo interior.

Onde se pode encontrar:
> Perda ou degradação do habitat (abandono agrícola e do pastoreio extensivo; reflorestação; intensificação da agricultura; sobrepastoreio)
> Utilização de químicos agrícolas
> Manter as populações
> Conservação do habitat (zonas de nidificação e alimentação)
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Plano Sectorial da Rede Natura 2000 - Fichas de caracterização ecológica e de gestão das espécies de Aves.
Disponível no portal do ICNF
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
Portal "Aves de Portugal"
Onde observar:
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação