ReinoFungi
DivisãoBasidiomycota
ClasseAgaricomycetes
OrdemAgaricales
FamíliaAmanitaceae
Género
Espécie

Amanita phalloides

(Vaill. ex Fr.) Link
Chapéu-da-morte, Cicuta-verde, Rebenta-bois
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Chapéu: globoso e ovóide quando jovem, torna-se convexo e, depois, aplanado, com margem lisa e inteira (3 a 15 cm de diâmetro); cutícula separável, lisa, viscosa em tempo húmido e lustrosa em tempo seco, com textura fibrilosa disposta radialmente e sem restos de véu. De coloração verde-amarelada não uniforme, podendo apresentar uma tonalidade verde-olivácea. Himénio: lâminas brancas com reflexos esverdeados, livres, desiguais, apertadas, espessas e macias. Esporada branca constituída por esporos hialinos, ovóides a subesféricos. Carne branca, densa, amarelada por debaixo da cutícula. Pé: cilíndrico (5 a 20 com de comprimento x 1 a 3 cm de diâmetro) com base bulbosa, branco ou esverdeado (por vezes com tonalidades acastanhadas), com a superfície tipicamente tigrada; liso ou fistulado. Anel: membranoso, persistente e frágil; branco-esverdeado, estriado na face superior. Volva: branca no exterior, membranosa, ampla e persistente.

Nota: trata-se de uma espécie TÓXICA MORTAL!

Trata-se de uma espécie micorrízica, muito comum, que se observa sob folhosas, em terrenos ácidos e húmidos. Geralmente associada a carvalhos (Quercus sp.) mas também cresce sob faias, bétulas, castanheiros, aveleiras e, menos frequentemente, sob coníferas. Frutifica em finais de Verão e durante o Outono.

Distribui-se por todas as regiões de clima temperado do Hemisfério norte. Em Portugal continental ocorre por todo o território, do norte ao sul do país, tanto no litoral como no interior.

Onde se pode encontrar:
> Destruição do habitat
> Destruição das plantas hospedeiras
> Mobilização excessiva dos solos
Sem medidas a destacar.
Agaricus phalloides, Amanitina phalloides, Amanita viridis, Fungus phalloides
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Projecto «Vem conhecer os Cogumelos, uma riqueza do Alentejo»
Departamento de Biologia da Universidade de Évora
Estudo retrospectivo sobre intoxicação por Cogumelos Amanita phalloides no Hospital Geral de Santo António nos últimos 20 anos.
Rodrigues (2013)
Insuficiência hepática aguda provocada por Amanita phalloides.
Lourenço (2014)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias