Amanita pachyvolvata
(Bon) Krieglst.Chapéu: oval-hemisférico a plano-convexo com um ligeiro umbo central, de 6 a 10 cm; cutícula por norma ocre alaranjada, mas pode ser verde-olivácea com o centro mais escuro; cutícula lisa, um pouco víscida e brilhante, sem restos de véu; margem sulcada, por vezes pruinosa. Himénio: lâminas brancas a creme, livres, com margem nitidamente branca e serrada. Pé: branco a acinzentado, 15 a 20 cm x 2 a 3 cm, cilíndrico ou estreitando junto ao ápice, compacto e depois oco, sem anel. Carne: branca, imutável. Volva: branca, manchada de ocre na base, membranosa, persistente e de grandes dimensões.
Nota: espécie confundível com Amanita magnivolvata, sendo diferenciáveis pela forma dos seus esporos: A. magnivolvata tem esporos esféricos; A. pachyvolvata tem esporos ovais.
Trata-se de uma espécie micorrízica que ocorre em florestas mistas de folhosas e coníferas em terrenos argilosos. Está documentada a sua associação com espécies de Quercus spp., Castanea sativa, Fagus spp. e Picea spp.
Distribui-se pela Europa central e Mediterrânica, ocorrendo no território de Portugal continental.
> Destruição das plantas hospedeiras
> Mobilização excessiva do solo