ReinoFungi
FamíliaAgaricaceae

Macrolepiota procera

(Scop.) Singer
Macrolepiota, Frade, Parasol, Gasalho, Púcara, Tortulho, Roca, Arneirinha, Capoa, Centieiro, Choteiro, Marifusa
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Chapéu: globoso e ovóide, em jovem, expandindo-se, em adulto, em plano-convexo com margem apendiculada e franjada, e com mamelão (umbo) central (10 a 40 cm de diâmetro); cutícula seca, mate, com escamas grandes acastanhadas, circulares e destacáveis, dispostas concêntricamente. Himénio: lâminas esbranquiçadas ou ligeiramente cremes, desiguais e moles, separadas do pé por um colar no qual se unem; esporos hialinos, elípticos e lisos, que resultam numa esporada branca ou ligeiramente rosada. Carne pouco espessa, macia e branca, rosando ligeiramente quando cortada, de odor agradável. Pé: cilíndrico e alto (10 a 40 cm de comprimento; 1 a 2 cm de diâmetro), rígido, facilmente separável do chapéu, dilatado num bolbo basal. Tem a superfície acastanhada, mostrando um característico padrão tigrado/zebrado; anel duplo (em forma de roldana) e solto, deslizante ao longo do pé, franjado, esbranquiçado por cima, liso e acastanhado por baixo.

Trata-se de uma espécie sapróbia, muito comum, que ocorre em prados, pastagens, matos, azinhais (Quercus rotundifolia) sobreirais (Q. suber), montados, terrenos incultos e secos, campos de culturas herbáceas, clareiras e bordaduras de povoamentos arbóreos. Encontra-se solitário, em grupo ou formando anéis-de-fada, sendo frequentemente encontrado aos pares. Frutifica no final do Verão e, sobretudo, no Outono.

Em Portugal continental distribui-se ao longo de todo o território nacional, com particular incidência nas regiões temperadas.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Agaricus annulatus, A. annulatus var. annulatus, A. antiquatus, A. colubrinus, A. procerus, A. procerus var. procerus, Lepiota procera, Lepiotophyllum procerum, Leucocoprinus procerus, Mastocephalus procerus
Projecto «Vem conhecer os Cogumelos, uma riqueza do Alentejo»
Departamento de Biologia da Universidade de Évora
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
O frade (Macrolepiota procera) comestível e o falso frade (Macrolepiota venenata) venenoso. Precauções e sinais de identificação obrigatória.
Henriques (2012)
Gamma irradiation combined with freezing of Macrolepiota procera preserves tocopherols, one of the most powerful natural antioxidants.
Fernandes et al. (2013)
Produção de Morchella esculenta e de Macrolepiota procera e estudo de novos substratos para a produção de cogumelos saprófitas.
Pereira (2014)
Hidrolases de Agrocybe aegerita e Macrolepiota procera: purificação parcial e caracterização.
Cardoso (2015)
Autor: Jorge Araújo