ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemCetacea
FamíliaBalaenopteridae
Género
Espécie

Balaenoptera acutorostrata

Lacépède, 1804
Baleia-anã, baleote, baleia-de-minke, finbeque, rorqual-pequeno
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

FICHA EM DESENVOLVIMENTO!

Alimenta-se de uma grande variedade de presas, tais como diversos peixes, krill e pequenas lulas, consoante a sua disponibilidade.

Ocorre em todos os oceanos e em praticamente em todas as latitudes, preferindo as zonas de baixa temperatura em redor da plataforma continental.

Como as outras espécies de rorquais (Família Balaenopteridae), esta espécie migra para latitudes mais altas (regiões polares) durante a Primavera, e para latitudes mais baixas (regiões tropicais) a partir do Outono. Apesar disso, os seus padrões de movimentação são ainda pouco conhecidos e são menos previsíveis do que os de outras espécies de rorquais estando distribuídas de uma forma mais homogénea por todas as latitudes, durante todo o ano.

Em Portugal, a baleia-anã é a espécie de misticeto mais comum no continente, ocorrendo de forma regular e podendo ser avistada de forma ocasional ao longo de todo o ano, principalmente em águas costeiras continentais. A baleia-anã é considerada rara na Madeira, mas nos Açores parece ocorrer durante grande parte do ano numa grande variedade de habitats (e.g. bancos submarinos, áreas de grande profundidade, próximo da costa), embora a sua presença só esteja confirmada durante a Primavera e o Verão (dados não publicados, DOP/Universidade dos Açores).

Onde se pode encontrar:
> Caça
> Destruição/perturbação de indivíduos
> Navegação
> Pesca/captura acidental
> Poluição
> Pressões turísticas
> Estudos de Biologia e Ecologia
> Controlo da poluição
> Legislação/regulamentação
> Proteção de indivíduos
> Proteção do habitat
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação