ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemCetacea
FamíliaBalaenopteridae
Género
Espécie

Balaenoptera borealis

Baleia-sardinheira
Estatuto de Conservação: EN - Em Perigo

A Baleia-sardinheira é uma espécie pelágica (espécie cuja sobrevivência não depende dos fundos marinhos) que se distribui por todos os oceanos, preferindo as áreas de mar aberto. É uma migradora sazonal, viajando entre latitudes temperadas e subpolares no Verão e latitudes tropicais e subtropicais no Inverno. Apesar de se alimentar de uma grande variedade de pequenos peixes e krill, a Baleia-anã prefere capturar apenas um tipo de presa de cada vez.

Esta espécie é observada por todo o planeta, embora sejam raras as observações no Índico Norte. As migrações desta espécie parecem ser menos previsíveis (consequentemente menos conhecidas) do que de outras espécies de rorquais, mas também fazem migrações entre as águas mais frias das altas latitudes, onde permanecem durante os meses mais quentes para tirar proveito da alta produtividade destas zonas, e as águas quentes de latitudes mais baixas.
Na Europa, é observada com frequência em águas subpolares, e raramente no Mediterrâneo. Em Portugal, a baleia-sardinheira é avistada raramente no continente e normalmente muito longe da linha de costa; sendo avistada nos Açores com maior frequência; e na Madeira com menor. Nos Açores, tem sido avistada perto da costa e em zonas de maior profundidade, ou em associação com montes submarinos.

- Navegação
- Pesca/Captura acidental
- Poluição
- Pressões turísticas
- Estudos de Biologia e Ecologia
- Controlo da poluição
- Legislação/Regulamentação
- Proteção de indivíduos
Autor:
Habitat Distribuição Ameaças Conservação