ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemCetacea
FamíliaBalaenopteridae
Género
Espécie

Balaenoptera borealis

Lesson, 1828
Baleia-sardinheira
Estatuto de Conservação: EN - Em Perigo

FICHA EM DESENVOLVIMENTO!

Apesar de se alimentar de uma grande variedade de pequenos peixes e krill, prefere capturar apenas um tipo de presa de cada vez.

Trata-se de uma espécie pelágica que ocorre em todos os oceanos, preferindo as áreas de mar aberto. É uma migradora sazonal, viajando entre latitudes temperadas e subpolares no Verão e latitudes tropicais e subtropicais no Inverno.

Distribui-se por todo o planeta, embora sejam raras as observações no Índico Norte. As migrações desta espécie parecem ser menos previsíveis (consequentemente menos conhecidas) do que de outras espécies de rorquais, mas também fazem migrações entre as águas mais frias das altas latitudes, onde permanecem durante os meses mais quentes para tirar proveito da alta produtividade destas zonas, e as águas quentes de latitudes mais baixas. Na Europa, é observada com frequência em águas subpolares, e raramente no Mediterrâneo.

Em Portugal é raramente avistada no continente e normalmente muito longe da linha de costa, sendo avistada nos Açores com maior frequência (perto da costa e em zonas de maior profundidade, ou em associação com montes submarinos) e na Madeira com menor.

> Navegação
> Pesca/captura acidental
> Poluição
> Pressões turísticas
> Estudos de Biologia e Ecologia
> Controlo da poluição
> Legislação/regulamentação
> Proteção de indivíduos
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação