ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemCetacea
FamíliaPhocoenidae
Género
Espécie

Phocoena phocoena

(Linnaeus, 1758)
Bôto, Toninha-comum
Estatuto de Conservação: VU - Vulnerável

FICHA EM DESENVOLVIMENTO!

Alimenta-se de uma grande variedade de peixe, crustáceos e cefalópodes, sendo que a sua presa principal varia de acordo com a região onde se encontra.

Ocorre em águas temperadas frias e sub-polares do hemisfério norte. Normalmente, é uma espécie limitada a regiões costeiras, frequentando enseadas, baías e estuários de profundidade inferior a 200 metros, apesar de poder ser encontrada em águas mais profundas e afastadas da costa.

Espécie tipicamente costeira que apresenta uma área de distribuição que abrange unicamente as águas frias da região temperada e sub-ártica do hemisfério norte. A sua distribuição estende-se desde a Islândia, Mar de Barents e Mar Báltico (limite norte) até às costas da Mauritânia no norte de África, com uma população isolada no Mar Negro e estando dada como extinta no Mediterrâneo. Em Portugal distribui-se ao longo de toda a orla costeira com densidades mais elevadas na zona norte, onde se conhecem núcleos populacionais com um tipo de ocorrência permanente (residentes) nos sectores litorais de Aveiro-Figueira da Foz, Arrábida e Costa da Galé.

Onde se pode encontrar:
> Pesca/captura acidental
> Poluição
> Pressões turísticas
> Controlo da poluição
> Estudos de Biologia e Ecologia
> Protecção de locais de reprodução
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação