ReinoAnimalia
FiloMollusca
ClasseGastropoda
OrdemNudibranchia
FamíliaAeolidiidae
Género
Espécie

Aeolidia filomenae

Nudibrânquio
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Corpo longo, até 40 mm de comprimento, cinzento, acastanhado ou esbranquiçado e coberto por pigmento cinzento superficial. Ceratas cobertas por pigmento cinzento e curvadas para o centro do corpo. Rinóforos cinzentos lisos. Mancha branca dorsal que se divide em Y à frente dos rinóforos.

Vive no médio e infralitoral, sendo mesmo mais frequente a pequenas profundidades no intertidal. Alimenta-se de várias espécies de anémona.

Presente em toda a costa de Portugal continental, embora haja poucos registos confirmados. Esta espécie foi só muito recentemente descrita na sequência de um estudo com recurso a marcadores genéticos (ver “Saber mais”). Esse estudo revelou que a espécie Aeolidia papillosa, descrita por Lineu em 1761 a partir de exemplares recolhidos na Suécia, se tratava de facto de um complexo de três espécies (A. papillosa, A. loui, A. filomenae), estando esta última distribuída pelas costas da Holanda, Reino Unido, França, Espanha e Portugal.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Aeolidia papillosa (Linnaeus, 1761) (Mollusca: Heterobranchia: Nudibranchia), single species or a cryptic species complex? A morphological and molecular study
Autor: João Pedro Silva
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação