ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseChondrichthyes
OrdemSqualiformes
FamíliaCentrophoridae
Género
Espécie

Centrophorus granulosus

(Bloch & Schneider, 1801)
Barroso, Lixa, Quelma, Ramudo, Xara-branca
Estatuto de Conservação: VU - Vulnerável
Saber mais

Trata-se de um tubarão com uma coloração que varia entre o acastanhado-escuro e o cinzento-escuro (nos adultos). Caracteriza-se por ter um focinho curto, largo e achatado. O espinho da primeira barbatana dorsal é mais curto que o bordo anterior da barbatana, situando-se, sensivelmente, a meio da distância entre o focinho e o espinho da segunda dorsal. Pode atingir 1 m de comprimento. Tem reprodução ovovivípara, podendo ter de uma a seis crias por ninhada.

Trata-se de uma espécie essencialmente bentónica, que ocorre nas plataformas continentais e taludes superiores, entre os 300 e os 1400 metros de profundidade.

Trata-se de uma espécie nativa da costa africana e do Mar Mediterrâneo, que também ocorre na costa portuguesa. A sua distribuição pode atingir o Atlântico nordeste e este central.

Onde se pode encontrar:
> Captura com redes de arrasto de fundo, redes de fundo fixas e pesca à linha
> Captura acessória
> Monitorização e fiscalização das pescas (capturas acessórias)
> Estudo e monitorização das tendências populacionais
Acanthias radicans, A. serratus, Acanthorhinus granulosus, Centrophorus acus, C. lusitanicus, C. machiquensis, C. niaukang, C. radicans, C. robustus, C. serratus, C. steindachneri, Deania radicans, Entoxychirus acus, E. atromarginatus, Lepidorhinus steindachneri, Squalus granulosus, S. radicans, S. serratus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
OMARE | Observatório Marinho de Esposende
Ficha do Centrophorus granulosus
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação Sinonímias