ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaCepolidae
Género
Espécie

Cepola macrophthalma

Linnaeus, 1758
Suspensório
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo estreito e alongado com uma cauda pontiaguda. A sua coloração é avermelhada no dorso e alaranjada ou amarelada no ventre. Tem olhos grandes prateados e boca grande oblíqua. As suas barbatanas dorsal e anal estendem-se ao longo do seu corpo e são contiguas com a sua barbatana caudal. Mede em média cerca de 40 cm de comprimento, mas o comprimento máximo registo foi de 80 cm.

Espécie marinha demersal que pode ser encontrada em substratos arenosos e lodosos entre os 15 e os 400 m de profundidade. Vivem dentro de tocas verticais elípticas com uma câmara na parte inferior e aberturas em forma de funil, devido às grandes quantidades de sedimentos que elas deslocam para as construir. Alimentam-se de forma semelhante à enguias de jardim (sub-familia Heterocongrinae), espreitando na sua toca e apanhando o zooplancton.

Este do oceano Atlântico, desde as Ilhas Britânicas até ao Senegal, e mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Cepola taenia, C. serpentiformis, C. rubescens, C. attenuata, C. gigas, C. jugularis, C. longicauda, C. marginata, C. novemradiata, C. truncata, Ophidion macrophthalmum, O. macrophthalma
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias