ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemTetraodontiformes
FamíliaDiodontidae
Género
Espécie

Chilomycterus reticulatus

Linnaeus, 1758
Peixe-porco, sapo
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo rotundo, que pode ser inflado, com cabeça larga e romba e olhos grandes. O corpo é coberto por pequenos espinhos triangulares na secção transversal, alguns dos quais são reduzidos a placas sob a pele. Há uma fileira de 8 a 10 espinhos que vai da cabeça até a barbatana dorsal e há um ou dois espinhos no pedúnculo da barbatana caudal. A coloração dos adultos é cinza a castanha e apresenta manchas negras pequenas pelo corpo e barbatanas. Os juvenis são azuis com manchas escuras. Medem em média cerca de 50 cm mas podem chegar ao 75 cm de comprimento máximo.

Espécie marinha que ocorre em recifes, fundos rochosos e arenosos, geralmente entre os 20 e os 100 m, podendo chegar aos 140 m de profundidade máxima. Alimenta-se de invertebrados, nomeadamente moluscos, crustáceos e equinodermes.

Distribuição global em áreas temperadas, sendo a sua distribuição no este do oceano Atlântico desde a costa norte de Portugal até Africa do sul, incluindo o Arquipélago dos Açores e da Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Diodon tigrinus, D. reticulatus, Euchilomycterus quadradicatus
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias