ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaMoronidae
Género
Espécie

Dicentrarchus labrax

Linnaeus, 1758
Robalo, Robalo-legítimo
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Corpo fusiforme robusto com cabeça de grande dimensão, cujo opérculo termina em espinho, com boca terminal ampla e olhos pequenos. A sua barbatana dorsal é formada por dois lobos entre os quais o primeiro apresenta espinhos rígidos. A sua coloração é prateada apresentando uma mancha negra sobre o opérculo. Os juvenis podem apresentar manchas negras no dorso, sendo estas raras nos adultos. Esta espécie pode atingir 1 metro de comprimento, sendo o seu comprimento médio de cerca de 50 cm..

Nota: espécie com grande valor comercial. E? a terceira espe?cie mais produzida por aquicultura em Portugal, depois do pregado e da dourada.

Espécie com comportamento demersal, habitando em águas costeiras até os 100 metros de profundidade, sendo mais comum a profundidades menores. É uma espécie migratória que pode penetrar nos estuários. Alimenta-se sobretudo de camarões, moluscos e peixes e a sua época de reprodução está compreendida entre Janeiro e Abril.

Atlântico Oriental desde as Ilhas Britânicas e o sul da Noruega até ao Senegal. Encontra-se ainda ao longo do mar Mediterrâneo e costas do mar Negro.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Centropomus lupus, C. mullus, Labrax linnei, L. vulgaris, Morone labrax, Perca elongata, P. labrax, P. sinuosa, Sciaena diacantha
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Efeito da temperatura na bioacumulação e eliminação do metilmercúrio em robalo (Dicentrarchus labrax)
Custódio (2014)
A decadal trend of juvenile European sea bass (Dicentrarchus labrax, L.) responses to climate patterns in the Mondego estuary, Portugal
Bento (2015)
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias