Diplodus sargus
Linnaeus, 1758Corpo oval, elevado e comprimido dorso-ventralmente, com a boca ligeiramente protáctil. Flancos com bandas verticais negras, estreitas, que alternam com outras mais claras e mais estreitas. Pedúnculo caudal com mancha negra. Dorso acizentado com reflexos prateados e ventre esbranquiçado. Tem um comprimento médio de 20-30 cm mas pode atingir mais de 35 cm de comprimento.
O habitat preferencial são as zonas do infralitoral de fundo rochoso ou semiarenoso. Espécie omnívora cuja alimentação preferida são os pequenos moluscos, crustáceos, salpas, algas, poliquetas e equinodermes. Apresentam também comportamento necrófago, reflexo da versatilidade alimentar da espécie, o que lhe permite associação alimentar alimentar com outros peixes, como os salmonetes (Mullus surmuletus). As fortes maxilas e os dentes bem desenvolvidos permitem-lhe esmagar conchas e corais.
Costa leste do Atlântico, desde o Golfo da Biscaia até ao sul de África, incluindo as ilhas da Macaronésia, o Mediterrâneo e raramente o Mar Negro. São ocasionalmente encontrados indivíduos nas costas africanas do Índico (costas da África do Sul, Moçambique e Madagáscar).